17 de jul. de 2010

Alice na telinha ( e na telona rs)

Alice é um dos livros que mais tem versões para os cinemas e TV, com os avanços da tecnologia as produções foram ficando mais sofisticadas e com um cuidado maior na fotografia dos filmes. Permitindo maior liberdade na hora das criações e intrepretações do livro, salvo a versão mais recente que temos com Tim Burton na direção.
Abaixo uma lista com a maioria das versões adaptadas de Alice. Vale a pena uma olhada, já que algumas são produções centenárias.


1903 – ALICE IN WORDLAND. Primeira adaptação feita para o formato de filme. Apesar de mudo e preto e branco, já conta com efeitos especiais, como nas cenas em que Alice cresce e encolhe.
1910 – ALICE’S ADVENTURES IN WONDERLAND. Filme mudo norte-americano é a segunda adaptação da obra de Lewis Carroll. Direção de Edwin Stanton Porter.
1931 – ALICE IN WONDERLAND. A primeira versão com som da história de Alice foi produzida por causa do centenário de nascimento de Lewis Carroll. Direção de Bud Pollard.
1933 – ALICE IN WONDERLAND. Produzida pela Paramount Pictures, essa versão traz a personagem Alice com o vestido clássico, baseado nas ilustrações da publicação do original do livro. Direção de Norman Z. McLeod.
1949 – ALICE AU PAYS DESMERVEILLES. Primeira produção francesa a adaptar o livro, misturando atores com animação em stop motion. Foi prejudicada pela animação da Disney, produzida no mesmo período. Direção de Lou Bunin.
1951 – ALICE IN WONDERLAND. Versão da Walt Disney Animation Studios para o clássico de Lewis Carroll. Apesar de não ter feito sucesso em seu lançamento, foi recuperado na década de 1070 por seu conteúdo psicodélico. Direção de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske.
1966 – ALICE OF WONDERLAND IN PARIS. Animação norte-americana brinca com a personagem Alice, colocando-a no papel de celebridade durante uma visita a Paris, França.
1966 – ALICE IN WONDERLAND (OR WHAT’S A NICE KID LIKE YOU DOING IN A PLACE LIKE THIS?). Animação da Hanna Bardera feita especialmente para a TV, essa versão tem como maior diferencial a participação de Fred Flinstone e Barney Rubble, da série “Os Flinstones”.
1966 – ALICE IN WONDERLAND. Produção da emissora britânica BBC, essa versão ontou com atores em inicio de carreira como Peter Seller fazendo o Rei de Copas e Michael Redgrave como a lagarta. Direção de Jonathan Miller.
1972 – ALICE’S ADVENTURES IN WONDERLAND. Esse musical brintanico com 24 canções ganhou o premio de Melhor Fotografia no BAFTA Film Award. Direção de William Sterling.
1976 – ALICE IN WONDERLAND. Produção pornográfica que transforma a obra de Lewis Carroll em um musical ambientado num “País de Maravilhas Sexuais”. O filme arrecadou mais de US$ 90 milhões pelo mundo. Também tem a mesma versão em HQ.
1982 – ALICE AT THE PALACE. Estrelado por Meryl Streep, esse musical feito especialmente para a TV foi exibido pela NBC e indica ao Emmy.
1983 – ALICE IN WONDERLAND. Baseado em um musical da Broadway, essa adaptação para as telas conta com a atriz Kate Burton no papel de Alice.
1983 – FUSHIGI NO KUNI NO ALICE. Série animada de 52 episodios produzida pelo estúdio japonês Nippon Animation. A grande diferença desta para a obra original é que Alice retorna para casa ao fim de cada episódio.
1985 – ALICE IN WONDERLAND. Produção feita para a televisão e dividida em duas partes, é estrelada por Natalie Gregory que na época tinha apenas 10 anos. Mas nessa versão curiosamente, a Alice que originalmente é inglesa, é norte-americana.
1988 – ALICE IN WONDERLAND. Animação australiana que, ao contrario das demais, não utiliza elementos da segunda obra de Lewis Carroll, “Alice no País de Espelho”.
1988 – NECO Z ALENKY. Considerado um filme Cult, essa adaptação tcheca surrealista mescla atores com animação em stop motion e recebeu elogios da crítica como “grotesca, perversa e perturbadora” . Direção de Jan Svankmajer.
1991-1995 – ADVENTURES IN WORDERLAND. Série de TV produzida pelo Disney Channel onde Alice é uma estudante que chega do colégio com um problema e, ao passar pelo espelho, vai ao País das Maravilhas e enfrentam um problema semelhante.
1999 – ALICE IN WONDERLAND. Filme produzido para a TV e transmitido nos EUA pela NBC. Com atores de peso em seu elenco, como Beny Kingsley, Whoopi Golberg, Gene Wilder e Miranda Richardson, o longa ganhou 4 prêmios Emmy. Direção de Nick Willing.
2008 – ABBY IN WONDERLAND. Longa-metragem produzido pela equipe da serie “Vila Sésamo” e lançado diretamente em DVD. A personagem rosa Abby Cadabby interpreta o papel de Alice.
2010 – ALICE IN WONDERLAND. Versão do cineasta Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll, traz Johnny Depp no papel de Chapeleiro Maluco e a estreante Mia Wasikowska como uma Alice já crescida que retorna anos depois ao País das Maravilhas.

0 comentários:

Postar um comentário